Brazil, a comédia em São Sebastião

'Brazil, a comédia' lota o Teatro Municipal

A atração promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo, contou a história do Brasil de forma descontraída e divertida, inserindo críticas em meio à encenação de fatos históricos numa mistura de piratas, princesas, índios e escravos que proporcionou risos constantes durante mais de uma hora de apresentação.

“Brazil, a Comédia” tem texto e direção de Vallério Wiz, e é encenada pelos atores David San Miguel Diana Sansara, João Santana e Maria Joly, além do próprio Vallério Wiz, que formam o grupo teatral vindo de Ilhabela.

De acordo com autor, o enredo mostra que desde a chegada de Cabral até os dias de hoje, muitas águas rolaram, piratas surgiram, navios afundaram, muito foi plantado, escravos chegaram e se foram, princesas aqui descansaram, muita pinga se destilou, muito café se colheu e muitas histórias ficaram para ser contadas.

Wiz, que há 21 anos cria, dirige e atua em seus espetáculos de humor explica que na receita desta obra é fácil encontrar pedaços da ‘comédia del arte’, pitadas do besteirol dos anos 80, algum tempero dos musicais e referências de Woody Allen, Veríssimo e do grupo argentino Les Luthiers.

Ainda com sorriso solto, o grupo formado por Almir Clemente, Dulcilei Siqueira, Pedro Siqueira e Suelen Bolsarim, deixou a sala de espetáculo certo de que foi uma noite divertida. “Texto excelente, interpretações dinâmicas e muitos atores competentes e humorados”, disse Clemente. “E o mais interessante, um trabalho realizado por artistas da nossa região”, frisou o músico. “Foi sensacional. Adoramos”, resumiu o regente da banda municipal Maestro Manoel Ladislau de Mattos.

Os jovens Carlos Eduardo Matos, Ítalo Henrique Oliveira e Carlos Eduardo Bergamaço também deixaram a plateia ainda rindo e comentando os temas abordados com humor. “As críticas foram bem bacanas e super atuais e não tem como não rir das sacadas bem tiradas”, comentou Matos.

Fotos: Arnaldo Klajn/PMSS